terça-feira

Fiquem atentas!!!
Excesso de açúcar atua no envelhecimento da sua pele




Certamente, grande parte de população já ouviu falar que algumas causas do envelhecimento precoce podem acontecer devido à exposição sem proteção aos raios ultravioleta, poluição, stress, tabagismo, etc. No entanto, a ingestão de alguns alimentos como o açúcar e outros carboidratos também podem ser considerados grandes vilões para a beleza, contribuindo efetivamente para o envelhecimento e flacidez da pele, dos cabelos e das unhas, além de outras doenças que o produto pode causar ou agravar.



O excesso de açúcar ou a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, desequilibram a fabricação de insulina, o que leva a um acúmulo de glicose no sangue, tornando as células mais resistentes à insulina.

Um dos dermatologistas mais famosos dos EUA, Nicholas Perricone, fala sobre a teoria de que o envelhecimento se deve a inflamações causadas por substâncias tóxicas, e coloca o açúcar como um dos maiores vilões nesse processo. Ele enfatiza que pessoas com diabetes - que sofrem de excesso de açúcar no sangue - envelhecem em uma velocidade um terço maior do que as não diabéticas.

Cada alimento que ingerimos, possui uma capacidade específica de aumentar os níveis de açúcar no sangue. Quanto maior for o índice glicêmico de um alimento, mais rápido subirá o nível de açúcar no sangue. Quanto mais baixo é o índice glicêmico, mais lenta é a sua absorção pelo organismo.
Quando ocorre essa resistência, a glicose não consegue entrar na célula, e permanece "solta" na corrente sanguínea. A glicose então se liga às proteínas (colágeno, elastina) que encontra pela frente, o que gera um mecanismo chamado de glicação. O problema está instalado, e dá origem aos AGEs (Advanced Glycosylation End Products), um complexo rígido, que se adere à superfície das células, deixando-as "caramelizadas". Isso altera a estrutura das fibras de colágeno da pele, que ficam endurecidas e deixam de desempenhar seus papéis mais importantes, como a divisão celular e renovação dos tecidos, facilitando assim, o aparecimento das rugas e flacidez.

Os AGEs são verdadeiras fábricas de radicais livres, que com o tempo se acumulam no organismo, deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido.



Não se desesperem, mas é preciso que ocorra um equilíbrio na ingestão desses alimentos, evitar excessos e saber quando comê-los. Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes que fornecem boas doses de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, também é importante para ajudar a combater os danos que o açúcar causa em nosso organismo.
 
Uma maneira de evitar o problema é prestar atenção ao IG. Fatores como fibras, proteína e gordura saudável, ajudam a diminuir o impacto do açúcar no nosso organismo.
 
            www.chacaradeorganicos.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário